Blog

A convocação

Port Elizabeth, África do Sul, dia 02 de julho de 2010, por volta das 18h, horário local, começa a corrida ao novo técnico da Seleção Brasileira. Santa Cruz do Sul, Brasil, 02 de julho de 2010, por volta de 13h, horário local, começa para a equipe da Elefante CW a preparação do trabalho para o caso desse novo técnico ser o nosso cliente, Mano Menezes.

Era esperado que, vencendo a Copa do Mundo ou não, o comando técnico da nossa Seleção seria alterado, como vem acontecendo desde 1986. Entre os profissionais que poderiam ser cogitados para o lugar até então ocupado pelo Dunga, certamente figurava o treinador do Corinthians.

O Mano jamais solicitaria uma preparação nossa para uma futura contratação sua pela CBF. Não é assim que funciona no futebol. Qualquer atitude nesse sentido pode ser interpretada como sinal de arrogância.

Nós sabíamos disso. E optamos por dar o nosso start sem consultá-lo. Afinal, se viesse a acontecer, precisávamos estar preparados.

As semanas se passaram. A Copa acabou com o título espanhol. O Ricardo Teixeira retornou ao Brasil e o futebol deste lado do Atlântico voltou à ativa.

À medida em que o tempo passou, cresceram as especulações em torno do filho ilustre de Passo do Sobrado. Jornais, sites, programas de TV, rádios, em todos os lugares apareciam novas “informações exclusivas”. De um lado se dizia que o presidente da CBF já o havia convidado. De outro, surgia a “notícia” de que o Mano já estaria, inclusive, montando a sua equipe e discutindo a primeira convocação.

Na sexta-feira, dia 23, pela manhã, estou visitando um cliente e o assunto anterior aos negócios, é claro, cai para a expectativa sobre o anúncio do novo responsável por conduzir o Brasil ao sonhado Hexa no Mundial de 2014.

E esse cliente aponta com toda a certeza: “Será o Mano”.

Eu pergunto o porquê.

“Recebi, há pouco, um cliente que é amigo de um assessor do Mano e ele me confirmou”, responde o meu interlocutor.

Saio da reunião confiante e preocupado. Afinal, o turbilhão para o qual estávamos nos preparando iria começar. Mas foi só chegar à agência, para receber a famosa ducha de água fria. A notícia do momento é de que Muricy Ramalho está em reunião com a CBF. Em seguida, ele é confirmado.

A equipe se reúne, lamenta que tudo o que estava sendo preparado não seria mais usado, mas toca a bola para frente. Afinal o nosso cliente continua ocupando um dos cargos mais visados e invejados do futebol brasileiro.

Mas nós não contávamos com a reviravolta que estava por acontecer. Não é que o Fluminense faz valer o contrato que tem em vigor com o Muricy e o segura nas Laranjeiras?

Pronto. Vai começar tudo novamente. Encerramos o dia de trabalho com o compromisso de ficarmos de sobreaviso. A qualquer momento poderia sair uma nova notícia que “nos” colocaria novamente no páreo.

Santa Cruz do Sul, 23 de julho, por volta de 21h, horário local, a Sheila, minha sócia, me liga. “Márcio. Estás assistindo o Jornal Nacional? O Mano foi convidado!!!!!!!!!!!”

Pois bem. Agora, sábado, dia 24, estamos de plantão na agência, aguardando a transmissão da coletiva do Mano Menezes onde ele irá anunciar o seu “sim” à CBF.

Alterações no site, montagem de matéria, anúncio, etc. Estamos dando o encaminhamento final ao processo que iniciamos 22 dias atrás. Aquele que foi um dia triste para todos nós, pois saímos prematuramente da disputa da Copa do Mundo, acabou marcando para a Elefante o início da “Era Mano Menezes” a frente da nossa Seleção.

Agora, além de torcermos como torcedores, torcemos como amigos. Além de torcermos por um profissional que nasceu em Passo do Sobrado, apareceu para o futebol em Venâncio Aires e chegou a fixar residência em Santa Cruz do Sul (todos municípios localizados em um raio de 20 km), alguém da nossa “aldeia”, torcemos por alguém ainda mais próximo, um parceiro que vem acreditando no nosso trabalho desde o final de 2008.

Mano. A equipe Elefante CW se orgulha demais dessa nova conquista na tua vida. Estamos contigo. Parabéns!


Comente