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Branding: nunca vi, nem comi, eu só ouço falar

Em alguma conversa no seu grupo de amigos ou através da internet você provavelmente deve ter ouvido ou visto esse termo. Foi até alvo de estudo do nosso diretor de arte, Max Silva, que recentemente participou do Curso Intensivo de Branding, da ESPM. Após trazer os novos conhecimentos à agência, surgiu a proposta de falar sobre o assunto.

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Branding é gestão de marca. Neste contexto, marca não é somente o nome ou o logotipo da empresa, é muito mais que isso. A marca é conglomerado, com a identidade da empresa, seus valores, processos, serviços e equipe. Para os consumidores, a marca e experiências relacionadas a ela formam a sua imagem. Isso inclui atendimento, qualidade real do produto e tudo aquilo com o que ele assimila à sua marca.

Como salienta o Max, o branding é um processo de comunicação integrado. “Muitos acreditam que é somente criação de marca, da identidade visual, da concepção do logotipo até suas aplicações, mas não pode ser resumido nesse único círculo. É claro que a criação da marca, do nome e de sua representação visual, é um processo do branding, mas esse processo é uma ferramenta para criar a imagem e comunicação que a empresa busca”, ressalta.

Comumente, o branding é confundido com o marketing. Isso acontece, pois não existe uma linha que divide o que é um e o que é o outro. “É uma história que se repete. Não podemos esquecer que, assim como a publicidade, o branding é uma ferramenta do marketing”. Para o Max, são duas coisas que “não deveriam ser vistas como algo isolado e sim duas áreas que andam lado a lado”.

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