Blog

Como funciona uma agência de publicidade – Planejamento publicitário

Dando sequência à série de postagens sobre a estrutura de uma agência e como, geralmente, ela funciona, vamos para o próximo departamento. Após o briefing elaborado pelo atendimento, o job passa para as mãos do planejamento.

planejamento

Planejamento, palavra comum, constantemente, repetida no dia a dia, que se aplica a diversas coisas. Todo mundo planeja algo, desde a viagem de férias até os compromissos profissionais e a agenda da semana. Claro que a palavra dá interpretação a uma série de significados, mas falaremos especificamente sobre o que é o planejamento na publicidade e no que ele consiste.

planejamento_2

Esta área é responsável por desenvolver um projeto adequado aos objetivos de comunicação do cliente e levará em conta a análise do mercado (concorrência, perfil do consumidor, fatores econômicos, etc.). O estudo definirá o posicionamento da marca, as metas e as estratégias. A campanha publicitária é então direcionada agregando as atividades dos outros setores da agência: atendimento, mídia e criação.

Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento nada mais é que a organização (e posterior acompanhamento) das estratégias a serem adotadas em uma campanha de forma que atinjam os objetivos estipulados pelo cliente.

Nas próximas semanas, seguiremos falando sobre os demais departamentos de uma agência de publicidade. Fique ligado!

planejamento

 


Comente