Dando sequência à série de postagens sobre a estrutura de uma agência e como, geralmente, ela funciona, vamos para o próximo departamento. Após o briefing elaborado pelo atendimento, o job passa para as mãos do planejamento.
Planejamento, palavra comum, constantemente, repetida no dia a dia, que se aplica a diversas coisas. Todo mundo planeja algo, desde a viagem de férias até os compromissos profissionais e a agenda da semana. Claro que a palavra dá interpretação a uma série de significados, mas falaremos especificamente sobre o que é o planejamento na publicidade e no que ele consiste.
Esta área é responsável por desenvolver um projeto adequado aos objetivos de comunicação do cliente e levará em conta a análise do mercado (concorrência, perfil do consumidor, fatores econômicos, etc.). O estudo definirá o posicionamento da marca, as metas e as estratégias. A campanha publicitária é então direcionada agregando as atividades dos outros setores da agência: atendimento, mídia e criação.
Resumidamente, pode-se dizer que o planejamento nada mais é que a organização (e posterior acompanhamento) das estratégias a serem adotadas em uma campanha de forma que atinjam os objetivos estipulados pelo cliente.
Nas próximas semanas, seguiremos falando sobre os demais departamentos de uma agência de publicidade. Fique ligado!