Blog

Quatro erros comuns de marcas em mídias sociais

erros_midias_sociais

Estar presente nas mídias sociais hoje em dia não é uma escolha, mas uma necessidade para empresas e marcas. Uma comunicação online pode trazer bons resultados, além da construção da marca, como, por exemplo, se tornar referência no ramo em que atua. No entanto, ter contas nas principais mídias sociais não é o suficiente.

Listamos abaixo cinco exemplos de erros comuns que acontecem quando não há planejamento e uniformidade no discurso entre as diferentes mídias.

1. Falta de estratégia online

É muito importante planejar a sua comunicação online. O planejamento evita esforços em vão, ajuda a definir o público-alvo a ser atingido e o padrão de comunicação que será aplicado nas mídias sociais, na intenção de desenvolver uma relação com os clientes da marca. Fazer postagens por fazer ou compartilhar conteúdo sem relação com as linhas de pensamento da empresa não ajuda em nada na construção da marca na rede.

2. Ausência de identidade da marca

Imagine ter contas nas principais mídias sociais, cada uma com um discurso diferente. Essa fragmentação da linha de pensamento diminui as chances da mensagem chegar ao público-alvo. Campanhas desconexas, peças gráficas produzidas sem padrão e linguagem distinta fazem com que esforços como newsletter, revista digital, entre outras peças, sejam inválidos.

3. Falha na hora de transformar conteúdo

Quando falamos em um padrão para as diferentes mídias sociais, isso não quer dizer que basta fazer um Ctrl+c e Ctrl+v, o popular copia-e-cola. Cada canal tem suas peculiaridades. Embora seja necessário que a marca possua uma identidade, é preciso adaptá-la conforme o canal. O importante é que o conteúdo se mantenha o mesmo, respeitando os detalhes de cada mídia.

4. Inexistência de um Plano de Crise (SAC)

É necessário saber como se posicionar quando as coisas não vão bem. Ou seja, é preciso ter um plano de crise e as mídias sociais podem ajudar nessas situações. Muitos canais têm sido utilizados como um SAC 2.0, para dialogar com os insatisfeitos e descobrir o que vem dando errado. Oferecer a bandeira branca, assumir erros e procurar se retratar é uma boa forma de evitar com que pequenos problemas se tornem grandes crises.


Comente