{"id":3195,"date":"2014-10-06T17:49:02","date_gmt":"2014-10-06T17:49:02","guid":{"rendered":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/?p=3195"},"modified":"2014-10-06T17:49:02","modified_gmt":"2014-10-06T17:49:02","slug":"literatura-publicidade-midias-impulsionar-leitura","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/literatura-publicidade-midias-impulsionar-leitura\/","title":{"rendered":"Literatura, publicidade e as novas m\u00eddias: como impulsionar a leitura"},"content":{"rendered":"

Algumas semanas atr\u00e1s ressaltamos, aqui no blog, a cultura ga\u00facha atrav\u00e9s da literatura.E, j\u00e1 que tocamos neste assunto, decidimos juntar duas coisas que gostamos: literatura e publicidade. Embora n\u00e3o pare\u00e7a, estes dois meios est\u00e3o com rela\u00e7\u00f5es cada vez mais estreitas.<\/p>\n

Com o crescimento do mercado editorial no Brasil, se multiplicam as feiras de livros e festivais liter\u00e1rios pelos quatro cantos do pa\u00eds. E, atraindo cada vez mais olhares para este segmento, acaba atraindo-se publicidade. At\u00e9 mesmo a internet, que j\u00e1 foi apontada como a principal inimiga dos livros, vem se mostrando uma ferramenta \u00fatil de fomenta\u00e7\u00e3o \u00e0 leitura. Mas o que acontece quando misturamos as novas m\u00eddias, publicidade e literatura?<\/p>\n

Decodificado<\/strong><\/p>\n

Em 2011, o rapper Jay-Z lan\u00e7ou o livro Decoded, que traz as mem\u00f3rias de sua vida. Em parceira com o Bing<\/em>, trezentas p\u00e1ginas do material foram espalhadas por diferentes partes de Nova Iorque e as pessoas podiam localiz\u00e1-las atrav\u00e9s de pistas. Ele se utilizou de m\u00fasicas suas e de locais e elementos de suas rimas. Numa esp\u00e9cie de search and reach<\/em>, pessoas compartilhavam fotos e pistas nas redes sociais, criando grande interatividade e engajamento. Veja o v\u00eddeo aqui.<\/a><\/p>\n

\u00a0\"bing_decode_pool\"<\/p>\n

Fic\u00e7\u00e3o e sensacionalismo<\/strong><\/p>\n

Como fazer com que pessoas prefiram romances cl\u00e1ssicos a not\u00edcias sensacionalistas? Para combater esta tend\u00eancia no Equador, a Librer\u00eda Espa\u00f1a e a McCann tra\u00e7aram uma estrat\u00e9gia muito inteligente. Um jornal, aparentemente sensacionalista, trazia uma hist\u00f3ria incomum, como uma epidemia em que as pessoas ficavam cegas que estava para chegar. Neste caso, as hist\u00f3rias eram sempre retiradas de livros, como Ensaio sobre a Cegueira.<\/em> Perto do cl\u00edmax, um an\u00fancio indicava o livro em que o leitor poderia acompanhar a conclus\u00e3o da narrativa. Saiba mais aqui.<\/a><\/p>\n

\"Liberia_Espana\"<\/p>\n

Tweet For Read<\/strong><\/p>\n

A campanha, criada pela ag\u00eancia brasileira Mood para a editora Penguin, tinha um objetivo bem simples: fazer com que os leitores n\u00e3o abandonassem os livros que come\u00e7aram a ler. Como n\u00e3o deixar o leitor esquecer o livro que iniciara? Veja a solu\u00e7\u00e3o encontrada, que aliou interatividade e redes sociais.Veja o v\u00eddeo aqui.<\/a><\/p>\n

\"tweet_for_read\"<\/p>\n

Atrav\u00e9s desses exemplos, fica claro que os tr\u00eas elementos trazidos aqui \u2013 literatura, publicidade e novas m\u00eddias \u2013 podem trabalhar juntos para que os livros n\u00e3o sejam esquecidos e continuem a ser lidos, compartilhados e discutidos, na internet ou ao vivo.<\/p>\n

Com informa\u00e7\u00f5es de Adnews, Blogcit\u00e1rios, Brainstorm 9 e Rapevolusom.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Algumas semanas atr\u00e1s ressaltamos, aqui no blog, a cultura ga\u00facha atrav\u00e9s da literatura.E, j\u00e1 que tocamos neste assunto, decidimos juntar duas coisas que gostamos: literatura e publicidade. Embora n\u00e3o pare\u00e7a, estes dois meios est\u00e3o com rela\u00e7\u00f5es cada vez mais estreitas. Com o crescimento do mercado editorial no Brasil, se multiplicam as feiras de livros e festivais liter\u00e1rios pelos quatro cantos do pa\u00eds. E, atraindo cada vez mais olhares para este segmento, acaba atraindo-se publicidade. At\u00e9 mesmo a internet, que j\u00e1 foi apontada como a principal inimiga dos livros, vem se mostrando uma ferramenta \u00fatil de fomenta\u00e7\u00e3o \u00e0 leitura. Mas o […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[1],"tags":[22,19,24,158,26,27,425,417,254,426,30],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3195"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=3195"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/3195\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=3195"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=3195"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=3195"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}