{"id":3408,"date":"2015-06-03T19:23:48","date_gmt":"2015-06-03T19:23:48","guid":{"rendered":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/?p=3408"},"modified":"2015-06-03T19:23:48","modified_gmt":"2015-06-03T19:23:48","slug":"sac-2-0-redes-sociais-tornaram-canal-atendimento-marcas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.elefantecw.com.br\/sac-2-0-redes-sociais-tornaram-canal-atendimento-marcas\/","title":{"rendered":"SAC 2.0: como as redes sociais se tornaram um canal de atendimento para as marcas"},"content":{"rendered":"

A proximidade possibilitada pela internet alterou a rela\u00e7\u00e3o entre clientes e marcas. As longas esperas ao telefone est\u00e3o, aos poucos, perdendo espa\u00e7o para a agilidade e o atendimento personalizado nas redes sociais.<\/p>\n

Com o acesso \u00e0 web cada vez maior, a l\u00f3gica do atendimento est\u00e1 sendo invertida. \u00c9 o que mostra a pesquisa “H\u00e1bitos e comportamentos dos usu\u00e1rios de redes sociais no Brasil”, realizada pela E.life. O levantamento aponta que o contato via redes sociais (39,4%) desbancou o site (31,3%), mas ainda perde para o email, segundo, com 51,5% e fica abaixo do telefone, principal canal com 71,9%.<\/p>\n

Essa mudan\u00e7a se d\u00e1 pela facilidade com que pode ser feito o contato atrav\u00e9s das redes sociais, tanto para cr\u00edticas quanto para elogios. Por ser algo ainda recente, muitas empresas encontraram dificuldades de comunica\u00e7\u00e3o, enquanto outras j\u00e1 entenderam a f\u00f3rmula. Um dos casos mais famosos \u00e9 o da loja Visou<\/a>, que ofendeu duas clientes que reclamaram do servi\u00e7o prestado e, ap\u00f3s a repercuss\u00e3o negativa, postou uma nota de retrata\u00e7\u00e3o plagiada.<\/p>\n

Ainda assim existem v\u00e1rios exemplos positivos de atendimento eficiente e engajamento com o p\u00fablico, como Ita\u00fa, Oreo, Prefeitura de Curitiba e Subway. A Prefeitura alia servi\u00e7o de utilidade p\u00fablica com conte\u00fado informativo e mensagens bem humoradas<\/a>. O mesmo pode ser dito do Ita\u00fa<\/a>, um banco que se adequou \u00e0s novas tecnologias.<\/p>\n

\n

Se voc\u00ea n\u00e3o atingiu o verdadeiro Unagi, ainda n\u00e3o sabe o que abre e fecha no feriado. Confira: http:\/\/t.co\/J5YTR3NAps<\/a> pic.twitter.com\/vhUbdgkbx6<\/a><\/p>\n

\u2014 Prefeitura Curitiba (@Curitiba_PMC) June 3, 2015<\/a><\/p><\/blockquote>\n