Blog

A importância da inovação para as marcas

Em tempos de imediatismo na rede, a palavra inovação tem sido repetida incessantemente. Mas, afinal, o que é inovação e por que se fala tanto sobre isso atualmente? A internet acelerou um processo que é inevitável para as marcas: a necessidade de mudar, acompanhar tendências e comportamentos da sociedade, se adaptando a demandas do público-alvo. A História mostra que quem subestimou a importância da inovação pagou caro por isso.

Vejamos o exemplo da Kodak, gigante do ramo de filmes e máquinas fotográficas, que desapareceu em meio à fotografia digital. O engraçado é que, em 1976, os seus engenheiros criaram tal tecnologia, mas o medo de mudanças fez com que a marca segurasse para si esse recurso que seria descoberta anos depois pela Sony. Pela lógica, a Kodak seria a sede perfeita de criação do Instagram. No entanto, a falta de visão da empresa impediu o caminho natural da fotografia digital.

kodak elefante cw

Mas há também exemplos positivos, de marcas que souberam compreender o seu tempo e prever passos futuros. Podemos citar o caso do Facebook, que hoje é um dos gigantes da internet, junto ao Google. A rede social tem crescido ao ponto de ditar as regras na web, concentrando um enorme tráfego de informações e conteúdo. Começou com o modelo tradicional de rede social, sem ser, de fato, uma rede social.

Mark Zuckerberg elefante cw

Acima de tudo, da produção de conteúdo das fan pages ou do modelo sustentável de publicidade, o site de Mark Zuckerberg conecta pessoas, e é isso que faz o Facebook ser o que ele é. Porém, quando surgiu, era somente mais um site com dados de acadêmicos da universidade em que Zuckerberg estudou, ou seja, mais um site (super inteligente, é claro) de “xavecos”.


Comente