Blog

Sobre ser criativo e a criatividade

Quando defini que o tema deste texto seria a criatividade e decidi começá-lo, ajustei a fonte para Times New Roman, tamanho 12, e justifiquei a primeira linha, que era o título. Passados trinta minutos, a folha continuava em branco, sem nada escrito, enquanto na minha cabeça borbulhavam ideias e pensamentos sobre como iniciar o texto. Mais dez minutos e então decidi iniciá-lo para depois reescrever e dar sequência àquilo que tinha feito. Três vezes apaguei o primeiro parágrafo, até conseguir formar as primeiras frases. Feliz, comecei a pensar no parágrafo seguinte, mas logo em seguida a dificuldade em como falar sobre o tema voltou e não consegui continuar. Acredito que o começo deste texto retrata um pouco o quão difícil é falar sobre a criatividade e sobre ser criativo. Falar de criatividade é complicado, pois não há nenhuma fórmula ou método que nos faz criativos.

criatividade

Uma das frequentes perguntas para artistas, diretores, escritores e publicitários é: de onde vem a inspiração? Atividades ligadas à arte e comunicação, em especial, lidam com a necessidade de criar algo diariamente. Perguntas sobre essa questão são comuns e abundantes como: o que nos faz criativos, dicas e métodos para expandir nossa criatividade, exercícios de desbloqueio e afins. A grande verdade é que não existe uma chave para isto ou algum segredo. Também não há uma interferência divina que seleciona alguns seres que tem o privilégio de serem criativos. O que existe são fatores que podem lhe ajudar nisto. Inspiração vem de filmes, livros, músicas, viagens e experiências pessoais. Adquirir referências, voltar a atenção ao nosso interior, procurar ali algo que gostamos e adaptar às circunstâncias.

A criatividade não pode ser tocada e falar dela é difícil por ser algo tão abrangente e tão fugaz. Não é algo concreto, palpável. É claro que existem grandes exemplos de pessoas transgressoras e inovadoras que são postas em evidência, mas estas pessoas não passam de seres humanos que devem ter falhado ou desistido em algum momento. Estas pessoas, em certo ponto, encontraram a sua maneira de trabalhar e conseguiram resultados. Porém existem inúmeras iniciativas tão legais e inovadoras quanto as já conhecidas e que não têm o reconhecimento merecido ou continuam despercebidas pelo grande público. Isto mostra que a criatividade não é algo que fica restrito ‘à grandeza de algumas poucas pessoas’, como a grande maioria pensa.

Infelizmente, não há nenhuma fórmula a ser seguida que possa nos ajudar a escapar de trabalhos de última hora ou de soluções em um curto período de tempo. Poderíamos muito bem listar algumas dicas, colocar algumas frases de Steve Jobs ou citar alguns discursos de formaturas emocionantes, filmes incríveis, livros espetaculares e grandes músicas. Mas isto vai de cada um, é algo particular, que não pode ser definido em algumas linhas ou em apenas um texto. A única certeza é que cada vez mais nos é exigida a criatividade e a busca por ser criativo não acaba. Ela se transforma, com atualização contínua, em eterna expansão, assim como a mente humana.

Texto do Frederico de Barros Silva, o Fred, estudante de jornalismo e que há 5 meses exercita a criatividade trabalhando aqui na Elefante.


Comente