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Como funciona uma agência de publicidade – Criação publicitária

Continuando a série de postagens sobre a estrutura de uma agência de publicidade, chegamos ao departamento onde a mágica acontece: criação. O Dicionário Aurélio define criação como um “ato ou efeito de criar, de tirar do nada: a criação do mundo. / A totalidade dos seres criados, o universo visível: as maravilhas da criação. / Produção, realização, obra, invento. / Formação, fundação”. Alguns destes conceitos explicam bem o que é a criação publicitária, tirando a parte de ‘tirar do nada’ (a menos que você seja Don Draper), afinal, tudo vem do glorioso briefing, quem vem lá de trás do atendimento e chega às mãos da criação. Parte também dos profissionais da criação a procura por referências e conceitos antes de começar a criar do nada.

A criação publicitária, essa área que conta com uma aura de criatividade em cima, é formada pelo diretor de criação, diretor de arte e redação. O trabalha em conjunto resulta na criação da linguagem da campanha, que pode ser tanto visual quanto verbal. Enquanto os diretores de criação e arte lidam diretamente com imagens e peças gráficas, o redator cuida dos textos destas peças. É necessário, dentro disso, existir aquela química para que um complete o trabalho do outro. Quase como um casamento, mas envolve publicidade.

A química da criação

Juntos, essa dupla (ou trio) desenvolvem slogans, temas, textos, ilustrações, filmes publicitários, spots de rádio e trabalhos para tv, rádio, jornal, em forma de anúncios, spots, outdoors e por aí vai. Estas peças devem atingir e conquistar o consumidor, criar uma empatia com o público-alvo e se destacar diante da concorrência. O produto criado traz os valores, ideais e linha de pensamento da marca. Ou seja, um trabalho árduo, que requer inteligência e criatividade trabalhando lado a lado.


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