Blog

Cultura gaúcha e a literatura

A Semana Farroupilha é o momento de comemorar a cultura do povo gaúcho. Os nossos costumes, culinária e a escrita fazem parte do orgulho de cada rio-grandense. Entre alguns dos grandes escritores gaúchos podemos citar Aldyr Schlee, Caio Fernando Abreu, Érico Veríssimo, Josué Guimarães, Luiz Antonio de Assis Brasil, Mario Quintana, Moacyr Scliar e Simões Lopes Neto.

Expressões e o regionalismo costumam predominar nas obras dos escritores provenientes do sul. Dentro dos assuntos retratados pelos autores destas terras, não poderia ficar de fora a Revolução Farroupilha. Aproveitando que a data está aí, a Elefante, decidiu listar algumas obras literárias que, de forma ficcional, retratam a nossa história.

3

O Tempo e o Vento, talvez a maior obra literária sobre a história do Rio Grande do Sul, retrata um estado em conflito e seus desdobramentos. Neste período de 200 anos (1745-1945), Érico inicia sua narrativa no período dos padres jesuítas e se estende ao governo de Getúlio Vargas.

2

Embora não seja gaúcho, José de Alencar escreveu sobre a cultura de nosso estado. O Gaúcho tem no seu principal personagem Manuel Canho, homem do campo, herói da Revolução Farroupilha e grande companheiro de Bento Gonçalves. Nesta obra, Alencar, autor de O Guarani e Iracema, idealiza a imagem do gaúcho como um homem do pampa.

1

Os diversos contos têm em comum as características da vida no campo, costumes gaúchos e o dialeto rio-grandense, muito forte e presente no livro. Isso é visto na forma de falar de Blau Nunes, personagem principal. Conhecido pelo regionalismo, Simões Lopes Neto tem sua obra muito influenciada pela cultura gaúcha.


Comente