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CENP, o conselho que põe ordem no mercado publicitário

Recentemente, publicamos uma série de textos que explicavam um pouco sobre como se estruturam, internamente, as agências de publicidade. Agora vamos continuar falando sobre organização, mas desta vez com um olhar mais amplo. Vamos falar, de forma bem objetiva, sobre o Conselho Executivo de Normas-Padrão (CENP).

O CENP foi criado em 1998 para promover a atividade publicitária no Brasil através do incentivo às melhores práticas comerciais, à livre e leal concorrência e por mais eficiência e qualidade nos serviços. Para alcançar estes objetivos, foram estabelecidas as Normas-Padrão da Atividade Publicitária, um acordo firmado por entidades representativas de âmbito nacional das partes que compõem o mercado.

Esse documento visa regular, através de orientações, direitos e deveres, o relacionamento comercial entre anunciantes, agências de publicidade e os veículos de comunicação. Ele regulariza, entre outros pontos, as formas de remuneração das agências. Além do fee, quantia paga pelos clientes pelos serviços prestados, há o desconto padrão, calculado sobre o valor negociado, que deve ser fixado na lista pública  de preços dos veículos de comunicação. Simplificando, é a popular comissão sobre os investimentos em mídia dos clientes.

Certificado Elefante CENP

O desconto padrão é um direito regulamentado às agências que possuem o Certificado de Qualificação Técnica emitido pelo CENP. Os certificados atestam o atendimento às metas de qualidade e de obediência estabelecidas nas Normas-Padrão da Atividade Publicitária. E atestam, principalmente, que quem os conquista valoriza a própria profissão e todos os elementos que compõem o mercado publicitário.

 


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