Blog

Como funciona uma agência de publicidade

Às vezes, a impressão que se tem sobre o profissional de publicidade parte de um estereótipo já construído e que nem sempre corresponde à realidade. Muitos de nossos pais, de nossos amigos e do público em geral não entendem muito bem como funciona uma agência, como é um processo de criação. Ok, reconhecemos que temos culpa por dificultar ao usar tanto expressões como branding, job, brainstorm, briefing, etc. Mas estamos aqui para mostrar como trabalhamos e como, geralmente, as agências se organizam. Vamos começar falando um pouco sobre o Atendimento.

1

É aqui que começa tudo. O pontapé inicial. O profissional de atendimento procura entender o que o cliente busca, a sua situação, os seus objetivos e, a partir destas informações, repassa o briefing, que nada mais é que um documento incluindo forma, projeções, instruções sobre o trabalho (ou job) que será desenvolvido. Basicamente, o briefing tem um papel imprescindível para que o pedido que chega ao pessoal da criação corresponda às necessidades do cliente.

Como isso é feito: Através de reuniões, de e-mails, de muitos telefones. Enfim, é conversando, trocando ideias, ouvindo bastante o que o cliente tem a dizer, revendo alterações e “refações” atrás de “refações”. O relacionamento entre atendimento e cliente deve ser transparente, de muita escuta, entendimento e convergência entre o que se quer e o que pode ser feito.

2        3

Continue ligado no blog. Nas próximas semanas falaremos sobre as demais áreas de uma agência de publicidade.


Comente