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Literatura, publicidade e as novas mídias: como impulsionar a leitura

Algumas semanas atrás ressaltamos, aqui no blog, a cultura gaúcha através da literatura.E, já que tocamos neste assunto, decidimos juntar duas coisas que gostamos: literatura e publicidade. Embora não pareça, estes dois meios estão com relações cada vez mais estreitas.

Com o crescimento do mercado editorial no Brasil, se multiplicam as feiras de livros e festivais literários pelos quatro cantos do país. E, atraindo cada vez mais olhares para este segmento, acaba atraindo-se publicidade. Até mesmo a internet, que já foi apontada como a principal inimiga dos livros, vem se mostrando uma ferramenta útil de fomentação à leitura. Mas o que acontece quando misturamos as novas mídias, publicidade e literatura?

Decodificado

Em 2011, o rapper Jay-Z lançou o livro Decoded, que traz as memórias de sua vida. Em parceira com o Bing, trezentas páginas do material foram espalhadas por diferentes partes de Nova Iorque e as pessoas podiam localizá-las através de pistas. Ele se utilizou de músicas suas e de locais e elementos de suas rimas. Numa espécie de search and reach, pessoas compartilhavam fotos e pistas nas redes sociais, criando grande interatividade e engajamento. Veja o vídeo aqui.

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Ficção e sensacionalismo

Como fazer com que pessoas prefiram romances clássicos a notícias sensacionalistas? Para combater esta tendência no Equador, a Librería España e a McCann traçaram uma estratégia muito inteligente. Um jornal, aparentemente sensacionalista, trazia uma história incomum, como uma epidemia em que as pessoas ficavam cegas que estava para chegar. Neste caso, as histórias eram sempre retiradas de livros, como Ensaio sobre a Cegueira. Perto do clímax, um anúncio indicava o livro em que o leitor poderia acompanhar a conclusão da narrativa. Saiba mais aqui.

Liberia_Espana

Tweet For Read

A campanha, criada pela agência brasileira Mood para a editora Penguin, tinha um objetivo bem simples: fazer com que os leitores não abandonassem os livros que começaram a ler. Como não deixar o leitor esquecer o livro que iniciara? Veja a solução encontrada, que aliou interatividade e redes sociais.Veja o vídeo aqui.

tweet_for_read

Através desses exemplos, fica claro que os três elementos trazidos aqui – literatura, publicidade e novas mídias – podem trabalhar juntos para que os livros não sejam esquecidos e continuem a ser lidos, compartilhados e discutidos, na internet ou ao vivo.

Com informações de Adnews, Blogcitários, Brainstorm 9 e Rapevolusom.


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