Blog

CMYK, RGB… WTF?

Para aqueles que convivem com essas siglas todos os dias, pode parecer algo muito simples, mas entender sobre RGB e CMYK exige alguns conhecimentos. Por isso, a Elefante CW resolveu facilitar um pouco o seu entendimento sobre estes padrões de cores.

O RGB é um conjunto de três cores – red, green e blue (vermelho, verde e azul) – que, quando misturadas, formam milhões de outras opções. Já o CMYK é composto por quatro cores: cyan, magenta, yellow e black. Em bom português, ciano, magenta, amarelo e preto, que juntos também resultam em infinitas possibilidades de cores. A diferença entre os dois padrões está na finalidade do arquivo. Enquanto o RGB é destinado às peças digitais, o CMYK vale para as impressas.

A grande questão que vem agora é:
“E se eu imprimir um arquivo em RGB ou usar um arquivo digital em CMYK, o que vai acontecer?”

Calma! Nenhuma bomba nuclear vai explodir, nem um meteoro vai cair na sua cabeça. Na verdade, o resultado esperado não será obtido e você terá um material digital ou impresso com modificações nas cores. Ou seja, o resultado visual não será tão bacana quanto o que você teria se usasse os modelos de cores indicados para cada tipo de arquivo.

Então agora você já sabe. Na hora de montar aquela apresentação super elaborada em PowerPoint para um trabalho de faculdade, vá de RGB. Vai imprimir um flyer para a festa do fim de semana? CMYK.

Elefantes RGB e CMYK


Comente