Blog

A evolução da internet em uma década: do Flogão ao Medium

Muita coisa mudou desde a popularização da internet. O conceito de tempo no ambiente virtual é relativo, pois sites surgem, crescem e desaparecem com uma enorme rapidez. Isso se dá, em grande parte, pela velocidade de atualização das plataformas, que se tornam cada vez mais completas. Nesta pequena retrospectiva, vamos voltar ao Flogão e entender como chegamos até o Medium.

flogao

Naquela época não existia Instagram e a qualidade das foto era terrível. Hoje, o site se tornou um arquivo de fotos de caminhões

Um dos sites mais populares no início dos anos 2000 foi o Flogão, usado para publicação de textos e fotos. No entanto, a falta de atualização deixou o site obsoleto e, em alguns anos, ele foi substituído pelos blogs. O rápido crescimento dessa plataforma assustou os grandes jornais e, precipitadamente, muitos cravaram a derrocada da mídia tradicional. Os blogs ajudaram a consolidar um conceito muito importante: o da internet como um espaço de emissão de opiniões. Eles somente começaram a perder força quando surgiu o Facebook e as fan pages se tornaram referência de geração de conteúdo.

O Itaú fez uma cobertura especial da Feira Literária Internacional de Paraty

O Itaú fez uma cobertura especial da Feira Literária Internacional de Paraty

Em 2012 surgiu o Medium, uma plataforma com layout clean, que permite anotações dos leitores e a inclusão de fotos, vídeos e gifs, sendo, inclusive, utilizado por marcas, como o ItaúPartidos e políticos também têm usado o site como forma de comunicação com o seu público. Atento ao que acontece no mundo, o Medium costuma trazer coletâneas de textos escritos por usuários sobre aquele assunto em questão. Na web, tudo se transforma e dá lugar a novos espaços de conhecimento e interação. Como diz o seu slogan, no Medium todas as histórias e ideias são bem-vindas.


Comente