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SAC 2.0: como as redes sociais se tornaram um canal de atendimento para as marcas

A proximidade possibilitada pela internet alterou a relação entre clientes e marcas. As longas esperas ao telefone estão, aos poucos, perdendo espaço para a agilidade e o atendimento personalizado nas redes sociais.

Com o acesso à web cada vez maior, a lógica do atendimento está sendo invertida. É o que mostra a pesquisa “Hábitos e comportamentos dos usuários de redes sociais no Brasil”, realizada pela E.life. O levantamento aponta que o contato via redes sociais (39,4%) desbancou o site (31,3%), mas ainda perde para o email, segundo, com 51,5% e fica abaixo do telefone, principal canal com 71,9%.

Essa mudança se dá pela facilidade com que pode ser feito o contato através das redes sociais, tanto para críticas quanto para elogios. Por ser algo ainda recente, muitas empresas encontraram dificuldades de comunicação, enquanto outras já entenderam a fórmula. Um dos casos mais famosos é o da loja Visou, que ofendeu duas clientes que reclamaram do serviço prestado e, após a repercussão negativa, postou uma nota de retratação plagiada.

Ainda assim existem vários exemplos positivos de atendimento eficiente e engajamento com o público, como Itaú, Oreo, Prefeitura de Curitiba e Subway. A Prefeitura alia serviço de utilidade pública com conteúdo informativo e mensagens bem humoradas. O mesmo pode ser dito do Itaú, um banco que se adequou às novas tecnologias.

O que diferencia a atuação dessas marcas em relação a outras é a sua compreensão sobre o funcionamento da internet. Ao mesmo tempo em que falam a mesma língua dos internautas, elas têm um atendimento qualificado e produzem conteúdo interessante, garantindo engajamento. Falar com marcas já não é mais algo desagradável, demorado e ineficiente, graças a internet.

Fonte: Proxxima


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